quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Conflito entre o uso de sílabas ou o trabalho com textos


Com sílabas

A aprendizagem se dá por associações entre o desenho das letras e os sons correspondentes. Usam-se basicamente cópias e ditados, para a fixação de palavras, começando com as unidades mais simples (sílabas) e posteriormente, seguindo em direção às estruturas mais complexas ( letras, sílabas, palavras e frases). Os textos são produzidos após o domínio de todas as famílias silábicas normalmente são desvinculados de atividades práticas ou situações do cotidiano. Por isso, é possível ler somente depois de estar alfabetizado. Privilegia-se a memorização das estruturas gramaticais, deixando de lado a compreensão de mecanismos de escrita. A letra cursiva é treinada desde o início do processo. O planejamento pode ser o mesmo em qualquer ano e em qualquer série.

Com textos

O processo pedagógico inicia-se com o contato, a leitura, a interpretação e a escrita espontânea de textos variados, presentes em situações reais de comunicação, que levam o educando a construir as formas convencionais da linguagem. A compreensão dos significados dos textos é mais importante que a memorização. Acredita-se que interagindo com textos reais, mesmo que não saiba ler convencionalmente, o aluno aprenderá as características da linguagem. O valor sonoro é importante, mas é considerado um conteúdo dentre todos os outros que permitem a aprendizagem e o domínio da leitura e da escrita de textos. O planejamento deve ser feito em função de uma classe real e, portanto, deve ser revisto e analisado sempre. A classe deve ser heterogênea, pois a interação entre os alunos com diferentes níveis de conhecimento favorece a aprendizagem e a circulação de informações.





Com sílabas

Utilizam-se textos artificiais. A cartilha é o material predominante. Os textos de leitura são curtos, simplificados e desvinculados da linguagem usada no cotidiano. O objetivo maior desse tipo de texto é o treino de sílabas e a posição ocupada pelas letras. Raramente usam-se livros de literatura, jornais e etc.

Com textos

É valorizado o emprego de materiais diversos: textos reais (usados no dia-a-dia), literários, informativos. As atividades em classe são enriquecidas com jornais, revistas, livros de historias, canções, textos de embalagens, folhetos de propaganda, gibis e outros materiais de interesse dos alunos. São atividades desafiadoras que se configuram como situações-problema, em que os alunos precisam utilizar o que já sabem, para aprender o que ainda não sabem.





Com sílabas

A ação baseia-se em seguir a cartilha, que estabelece a sequencia de aulas. A professora prepara exercícios de treino de fixação das sílabas estudadas e avalia o desempenho dos alunos por meio dos ditados, leitura em voz alta de palavras e análise estética da letra cursiva.

Com textos

A professora, compreendendo a concepção lingüística das crianças faz a mediação da aprendizagem preparando atividades que ajudam a reelaborar as hipóteses do educando sobre a estrutura da língua. Acompanha o desenvolvimento da turma por intermédio da análise de sondagens da escrita espontânea de textos e de listagens.





Com sílabas

Devem seguir a cartilha, lição por lição, sem autonomia. Aprende o que a professora ensina. Suas idéias sobre o funcionamento da língua não tem importância nessa abordagem.

Com textos

Tem liberdade para criar historias, desenhar,registrar idéias e interpretar as diversas formas de escrita encontradas no dia-a-dia. Desde o principio, é considerado leitor e produtor de textos.


0 comentários: