terça-feira, 25 de setembro de 2012

Sondagem da Escrita


As investigações realizada pela estudiosa Emília Ferrero sobre a psicogênese da língua escrita permitem ao educador atuar como mediador no processo de ensino-aprendizagem.

A sondagem é de grande apoio para o educador mapear o conhecimento dos alunos em relação a escrita, desta forma estruturar materiais para possíveis intervenções. Elaborar aulas capazes de proporcionar avanços na aprendizagem, acompanhar o processo de aprendizagem de cada aluno, bem como criação de portifolios com a evolução da hipótese de escrita ao longo do ano letivo.

Finalidades da Sondagem

Como subsídio para o professor, ela se destaca como um instrumento para analisar as hipóteses de grafia infantil durante atividades lúdicas, que coloca a criança diretamente em contato com desafios da escrita. Consequentemente, a sondagem que deve ser feita individualmente, sempre com palavras e atividades inéditas, possibilita:
Conhecer o que a criança pensa de forma geral sobre a escrita;
Saber qual a lógica que ela utiliza no momento de escrever;
Perceber se ela sabe por que está escrevendo e para que está escrevendo.

Frequência da Sondagem
Por entendermos que a sondagem trata-se de um processo para acompanhar a evolução da escrita dos alunos, a avaliação diagnóstica precisar ser realizada a cada 15 dias ou uma vez ao mês.

Como aplicar a sondagem
Para realizar uma sondagem escolhe-se quatro palavras ( uma polissílaba, uma trissílaba, uma dissílaba e uma monossílaba, nesta ordem) e uma frase de um mesmo campo. Uma das palavras ditadas anteriormente deve aparecer nesta frase.

Exemplo:

Lista de animais
Elefante
Cavalo
Pato

O pato está na lagoa.

Pegue uma folha de sulfite e peça para a criança escrever do jeito que souber as palavras que serão ditadas e coloque o nome e a data no topo da folha. É importante pedir para que a criança leia, apontando as letras e os sinais correspondentes à fala. A partir do material investigado em uma sondagem, pode-se refletir sobre o pensamento da criança e perceber sua hipótese lingüística.


A sondagem deve ser utilizada como:

Instrumento para analisar as hipóteses da criança a partir de atividades significativas, colocando a criança diretamente em contato com o desafio de escrever;
Subsídio para o professor;
Conhecer o que a criança pensa de forma geral sobre a escrita, qual a lógica que utiliza naquele momento para escrever;
Analisar as hipóteses das crianças a partir de uma proposta significativa, que faz parte de uma seqüência de atividades, ela sabe porque está escrevendo e para que está escrevendo, tendo uma função social;
Colecionar produções das crianças: com esse material é possível fazer um acompanhamento periódico da aprendizagem da criança e formular indicadores que permita, ter uma visão da evolução da hipótese de escrita da criança ao longo do processo.

Instrumento para mapear o conhecimento das crianças sobre a escrita;
Material de pesquisa para definir as possíveis intervenções;
Elaborar seu planejamento, propondo situações capazes de gerar novos avanços na aprendizagem das crianças;
Obter dados sobre o processo de aprendizagem de cada criança;

Para mais informações acesse: http://revistaguiafundamental.uol.com.br/professores-atividades/94/artigo252538-4.asp


0 comentários: