segunda-feira, 8 de outubro de 2012

ENSINO DA LEITURA NOS ANOS INICIAIS


I – ESTRATÉGIAS DE LEITURA.
Ler não é um ato mecânico, é um ato de construção ativa de um texto. Ele ativa uma série de movimentos do pensamento do leitor que ocorrem ao mesmo tempo e são utilizadas durante a compreensão do texto.
Esses movimentos são:

1)ANTECIPAÇÃO: refere-se às hipóteses que o leitor cria que tornam possível prever o que está por vir com base nas suposições. O leitor, às vezes, antecipa significados. Quando o conteúdo é conhecido, é possível até eliminar letras ou até palavras do texto, sem prejudicar a compreensão. Se aparecem termos difíceis ou desconhecidos, o leitor precisará reler para compreender o que foi lido.
Para desenvolver a habilidade de antecipação o professor pode dizer o nome de um livro ou texto, mostrar a capa e perguntar aos alunos o que eles acreditam que vão ler ou qual é o assunto, o que vai acontecer, quais as personagens envolvidas, como pode terminar a história etc;

2)SELEÇÃO: refere-se à ação do leitor de selecionar o que é útil para a compreensão do assunto e desprezar os itens sem importância. Isso ocorre quando se pede ao leitor resumir a história que se acabou de contar, norteando a criança com perguntas: o que aconteceu? Com quem? Onde? Quando? Como? Por quê? 

3)INFERÊNCIA: refere-se à ação de captar o que não está dito no texto de forma explícita. O leitor deduz a partir de seus conhecimentos prévios, a partir de adivinhações baseadas em pistas deixadas no que está escrito.

4)VERIFICAÇÃO: torna possível confirmar ou não as expectativas levantadas durante a leitura. Essa avaliação permite que o leitor repense as hipóteses levantadas e faça correções. Isso ocorre, por exemplo, quando durante a leitura, o aluno volta para corrigir a leitura de uma palavra e ajusta-a ao significado e ao contexto.

Essas estratégias relacionam-se à interpretação. Usa-se uma estratégia, porque está entendendo o texto e entende-se o texto porque se aplicam essas estratégias.
Assim, para fazer uma leitura eficiente, o aluno precisará:

- formular perguntas em quanto lê;
- selecionar elementos relevantes à compreensão;
- complementar informações, suprindo elementos ausentes;
- antecipar fatos;
- criticar conteúdos;
- estabelecer relações com outros conhecimentos;
- perceber as intenções do autor;


0 comentários: